Esclarecendo a Insegurança

Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)

A insegurança ou a segurança, elas são desenvolvidas com nossa vivencia na vida, que muitas vezes tem a ver com a infância.
A insegurança vem com a emoção do medo, e esse medo pode ser de muitas coisas.
Quando a pessoa tem falta de confiança em si mesmo, ela tem medo da perda, pois não se sente segura para manter algo que faz bem a ela, que pode ser um relacionamento, um trabalho ou outra coisa que seja importante para ela.
Quando a pessoa não se sente capaz, o que acontece é que ela não acredita que pode manter uma coisa boa, e isso gera o medo, um medo de se frustrar, de não ser capaz, de não conseguir, de fracassar, de frustrar o outro, decepciona-lo, de ficar sozinho, de ser rejeitado e etc. E esses medos nos remetem a uma coisa, remetem a si mesmo, na sua falta de habilidade ou de confiança em si mesmo.
Falta de confiança, de não acreditar em si mesmo é mais prejudicial do que a Psicologia pode imaginar, pois a fé é a Lei de Atração, nós atraímos o que acreditamos, assim como nossas vibrações, que são pensamentos, imaginações e emoções, elas voltam para nós mesmos.
Mas podemos usar a Lei de Atração a nosso favor, que é falar todo dia para si mesmo, com muita garra e determinação, que somos seguros com nós mesmos, e também que acreditarmos em nós mesmos, sem falar ou pensar o contrário disso.
Insegurança é medo, e ele pode ser grande quando paralisa a gente, quando não fazemos o que deve ser feito para conseguirmos o que queremos, então nos sentimos mais mal ainda.
A insegurança traz o sentimento de inferioridade, quando achamos os outros melhores do que nós mesmos, que os outros conseguem fazer coisas que nós não conseguimos, e isso mostra que temos que confiar mais na gente.
Os ciúmes exagerado e medos irreais são sintomas da insegurança em si mesmo.
Muitas pessoas inseguras costumam sentir muita carência também.
A insegurança é baseada na imagem que temos de nós mesmos, do outro e do nosso futuro.
Lembrando que excesso de futuro em nossa mente causa ansiedade, que também não é uma coisa boa, pois não nos permite viver e desfrutar o agora, pois ficamos fixados no futuro.
Então desenvolver a segurança é uma chave para acabar com muitas coisas prejudiciais a nós mesmos, como a ansiedade, medos, fobias, falta de encarar a vida e entre outros.
Muitas pessoas que foram muito críticas na vida, assim como também não desenvolveram comportamentos de conseguir as coisas, o que o faz se sentir menos do que os outros, como incapacidade.
Pensando na Lei de Atração, é importante mudarmos esses comportamentos de insegurança, e desenvolvermos nossa própria segurança, fala para si mesmo todos os dias, três vezes por dia, que você é uma pessoa que tem segurança em si mesmo, e que acredita em si mesmo.
Precisamos a todo custo acabar com esses pensamentos negativos com relação a nossas habilidades e conquistas, e para isso é importante trilharmos o caminho do autoconhecimento, para enxergar nossas inseguranças, medos e a forma que lidamos com eles.
A própria Lei de Atração vai afazer você enxergar, mas é preciso assumir e aceitar para que a transformação ocorra, e isso é evolução espiritual.
É sempre importante termos fé que temos habilidades e capacidade de aprendermos, pois assim vamos desenvolver a segurança.
Não deixe nunca de ter a fé que você vai se libertar desse problema interno, e a cada passo para sua libertação de seus medos, o que acontece é a evolução espiritual.
Evolução é transformação, mudança para melhor.
Se soubermos avaliar nossos medos, ai então podemos percebe-los, então é importante fazer uma lista de tudo o que te deixa inseguro, de todas as situações, e isso é para você aprender sobre si mesmo, que é evolução espiritual, que é o que traz a mudança.
A mudança é evolução, e ela acontece na maioria das vezes através da consciência, de aprender algo que não sabíamos.
Tudo acontece para evoluirmos.
Então é importante para a pessoa que é insegura, ela avaliar se os seus medos estão exagerados, pois eles comumente estão, e muuuiitooo, mas também são reais, e isso é a coisa muito interessante.
O perigoso deste exercício é a pessoa se iludir achando que suas inseguranças vão fazer bem, pois não fazem.
A pessoa que anda na rua com o medo de ser assaltado perdeu sua paz.
Todo ser humano desenvolveu habilidades para fazer as coisas, e nós fazemos parte da humanidade, então temos a capacidade de fazer, só precisamos acreditar nela.
Outra coisa que ajuda demais é elevar a sua autoestima, que é se gostar, se apreciar e se amar, pois precisamos estar bem com nós mesmos para estar bem com outras pessoas.
Invista muito mesmo em sua autoestima, pois ela é fundamental e muito mais importante do que as pessoas pensam.
Autoestima nos faz acreditar em nós mesmos e em nossa capacidade, e isso leva algum tempo, mas é preciso paciência para ter uma vida realmente boa.
Foque em suas boas qualidades para desenvolver autoestima, não tenha medo de se apreciar, mas sem se achar mais do que ninguém, pois isso leva a arrogância, coisa que ninguém gosta.
Colher os frutos da autoestima ajuda demais na Lei de Atração, e a Yoga faz muito isso também. 
A Yoga atua muito na Lei de Atração com as mentalizações.
Acredite em si mesmo, nas suas habilidades, assim como em todas as suas qualidades, tanto espirituais como físicas.
Um exercício que você pode fazer, é enumerar as suas qualidades em um pedaço de papel, e toda vez que você se sentir mal com relação a sua autoestima, leia esse papel.
Pessoas com uma autoestima muito baixa não conseguem ver suas qualidades, então pode não conseguir fazer o exercício, mas lembre-se do autoconhecimento, que não sabemos coisas sobre nós mesmos, pois todo mundo tem qualidades, se não soubermos por no papel as nossas, isso não significa que elas não existem, nós apenas as desconhecemos.
Busque o autoconhecimento sempre, ele ajuda demais.

 

Alguns Destaques: